Sem categoria

Sisu: Como funciona? Veja aqui e aprenda a se inscrever

Conhecido popularmente pela sigla Sisu, o Sistema de Seleção Unificada foi lançado para ser o companheiro do Prouni, digamos assim. Existe desde 2010, tendo sido lançado pelo Ministério da Educação (MEC). O Sisu utiliza as notas obtidas durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior para definir a classificação.

Ao longo do processo, será possível alterar os seus cursos buscados, para encontrar aquele que se encaixa melhor no seu perfil, existem notas de corte e por isso é possível saber se a sua classificação está dentro ou fora. O Sisu tem ainda outras particularidades que iremos explicar a seguir.

Como funciona o Sisu

O Sisu é uma oportunidade para entrar em universidades governamentais, diferente do Prouni, que dá vagas em instituições privadas. As inscrições duram poucos dias, com a atualização das notas de corte no dia seguinte, então os candidatos podem fazer alterações nas suas escolhas.

Quem não conseguir a aprovação de primeira, ainda poderá conquistar uma vaga pelo Sisu, por meio da lista de espera. O Sisu é ainda uma boa alternativa para quem não fez vestibular, mas realizou o Enem no ano anterior.

Cronograma

Para não se perder durante o processo do Sisu, é preciso seguir o cronograma corretamente. Ele consiste na lista de atividades, em sua ordem correta, que o candidato deverá fazer até chegar na universidade. Confira o cronograma:

  • Processo de Inscrições: 21 a 24 de janeiro;
  • Resultado: 28 de janeiro;
  • Momento de matrícula dos aprovados: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Divulgação da lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 7 de fevereiro.

Inscrição

A fase de inscrição do Sisu é um dos momentos mais decisivos neste procedimento. Fique atento para preencher corretamente todos os dados necessários neste procedimento, para que assim conquiste a vaga que está desejando.

É importante frisar que acima mostramos as datas para o processo de seleção do primeiro semestre de 2020, mas também existem inscrições para o segundo semestre. Veja como você deve fazer:

  • Acesse o site do Sisu; http://sisu.mec.gov.br/
  • Entre com o login cadastrado no Enem;
  • Escolha a opção “Fazer inscrição”. Neste ambiente dará início ao procedimento;
  • Pesquise por vagas, utilizado o nome do município, nome da instituição de ensino ou pelo curso;
  • Assim que os resultados aparecerem, clique no curso desejado e veja a quantidade de vagas;
  • Escolha uma das duas modalidades disponíveis e clique em “Escolher esta modalidade”;
  • Confirme os dados do curso escolhido e confira a documentação necessária;
  • Na tela de “Minha inscrição” será possível conferir o andamento do procedimento.

Resultado

Passo o processo de inscrição, então finalmente os candidatos poderão saber se foram aprovados ou não. Lembrando que todos os dias o ranking muda e podem existir surpresas na parte final, por isso é bom não criar muitas expectativas. Veja aqui como consultar o resultado:

  • Acesse o site do Sisu; http://sisu.mec.gov.br/
  • Faça o seu login;
  • Vá na “Área do Candidato” e consulte sua inscrição;
  • Caso tenha conseguido a aprovação, aparecerá uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”.

Nota de corte

Como são milhões de interessados, existe um esquema que permite aos candidatos saberem se estão dentro ou não, embora isso não seja uma certeza e possa mudar no último dia. A nota de corte é a menor pontuação para conseguir uma bolsa em determinado curso. É atualizada todos os dias durante a madrugada, com a divulgação de novo ranking no dia seguinte.

Lista de espera

Nem todas as pessoas que tentam uma vaga pelo Sisu conseguem a aprovação, mas existe uma lista de espera, onde estes candidatos podem tentar novamente. Esse processo garante a vaga para milhares de alunos, são vagas de candidatos pré-aprovados que desistiram ou não comprovaram suas informações. Veja como participar:

  • Acesse o site do Sisu; http://sisu.mec.gov.br/
  • Clique em “participar da lista de espera”;
  • Na sequência, aparecerá na tela uma mensagem confirmando o cadastro.

Normalmente, o prazo de inscrição na lista de espera começa logo após a divulgação dos resultados da primeira chamada.

Segunda chamada

Oficialmente o Sisu não tem uma segunda chamada. As universidades recebem a lista de espera para cada um dos cursos ofertados, então, a cada desistência de um candidato, os próximos da fila vão sendo chamados.

É importante frisar que esse procedimento não acontece no site do Sisu, e sim nos sites das universidades. Fique atento no curso que você se inscreveu.

O Sisu é uma ótima oportunidade para você que está buscando a realização de um curso superior. O melhor de tudo é que pelo Sisu é possível estudar em instituições federais e estaduais, que são consideradas de grande qualidade. Não perca os prazos, realize o procedimento de maneira correta e boa sorte!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *